segunda-feira, 27 de julho de 2015

Lamb of God – VII: Sturn und Drang (2015)

Por Rafael Menegueti

Lamb of God - VII: Sturm und Drang
Em 2010, um incidente infeliz em um show na Republica Tcheca fez com que o vocalista do Lamb of God, Randy Blythe passasse algumas semanas na cadeia. O músico empurrou um fã que havia invadido o palco, o que resultou numa queda de cabeça do jovem, que viria a morrer em virtude da lesão alguns dias depois. Randy foi acusado pelo homicídio e precisou responder judicialmente pelo ocorrido em 2012.

Durante esse período, o futuro do Lamb of God esteve ameaçado. A banda passou por sérios problemas financeiros e Randy usou seu período na cadeia para compor algumas das letras do trabalho. Mesmo com as dificuldades, a banda conseguiu dar a volta por cima e lança agora “VII: Sturn und Drang”.

Esse é o oitavo álbum de estúdio da banda, e reflete um pouco da experiência pela qual Randy passou. No entanto, vale ressaltar que ele não usa essa situação como um mote para promover o disco. A temática das músicas é bem mais ampla, mostrando o ponto de vista do vocalista em relação ao caso mais no modo como isso e outras coisas o afetavam. Nada mais óbvio também que a fúria e peso característicos do metalcore da banda também complementassem o clima agressivo que as letras invocam.

Lamb of God está de volta e abusando do peso
A sonoridade é bem próxima do que a banda vem apresentando em seus trabalhos recentes. O uso de riffs rápidos, com influências de thrash e groove metal, bateria e baixo formando uma base entrosada e os vocais rasgados de Randy são a arma principal do som da banda. Os solos de guitarra também servem para fazer as músicas ficarem mais encorpadas. É visível a força de composições como “Still Echoes”, “Erase This” e “Footprints”, alucinantes do começo ao fim. A banda ainda aposta em composições um pouco mais melódicas, como em “512” (referencia ao número da cela de Randy na Republica Tcheca), “Overload” (que conta com a participação de Chino Moreno, do Deftones) e “Torches” (participação de Greg Puciato, do The Dillinger Escape Plan). De resto, o que temos é o já característico metal moderno e empolgante do Lamb of God de sempre.

O resultado de tudo isso é uma volta por cima em grande estilo. “VII: Sturm und Drang” é um disco maduro e que surgiu trazendo consigo toda a angústia e revolta de uma banda que passou por poucas e boas nos últimos tempos. Nada mais natural que isso transbordasse em um grande disco, e ninguém melhor do que o Lamb of God, um dos principais nomes da “new wave of american heavy metal”, para apresentar isso de forma tão coesa e sincera. Boa pedida pra os fãs do metal atual.


Nota: 9/10
Status: Próprio para bater-cabeça

Faixas:
01. Still Echoes
02. Erase This
03. 512
04. Embers (feat. Chino Moreno)
05. Footprints
06. Overlord
07. Anthropoid
08. Engage the Fear Machine
09. Delusion Pandemic
10. Torches (feat. Greg Puciato)
11. Wine and Piss (Bonus Track)
12. Nightmare Seeker (Bonus Track)