sexta-feira, 15 de agosto de 2014

The Dissociatives – The Dissociatives (2004)

Por Rafael Menegueti

The Dissociatives
No começo da semana eu falei sobre o Tambalane, projeto paralelo do baterista do Silverchair, Ben Gillies. Hoje eu falarei sobre outro projeto paralelo de um membro do Silverchair, o vocalista e guitarrista Daniel Johns, lançado pouco antes do Tambalane. Trata-se do The Dissociatives, banda que lançou um CD e um DVD ao vivo, e que chegou a fazer bastante sucesso na Austrália, e chegou a atingir a Europa.

O grupo era liderado por Daniel Johns, que junto ao músico Paul Mac, que trabalhou em inúmeras oportunidades com Daniel no Silverchair. Juntos, a dupla buscou criar uma mistura de música eletrônica e pop rock, cheia de elementos bem diferentes do que estaríamos acostumados a ouvir de Daniel em suas composições para o trio australiano.

O processo de surgimento do Dissociatives não foi repentino. Antes, Daniel e Paul já haviam firmado parceria no EP “I Can’t Believe It’s Not Rock”, de 2000. Nele, a dupla cria um rock meio industrial, meio punk com interferência de teclados e sintetizadores por todos os cantos. O Dissociatives levou essa idéia alem. Menos punk, com guitarras mais leves, Johns e Mac buscam uma sonoridade mais radiofônica e com melodias pegajosas e carismáticas.

Cena do clipe de "Somewhere Down the Barrel"
O disco tem toques característicos do que Daniel viria a trazer para o próprio Silverchair no futuro. Uma experimentação sonora que vai alem do que o rock costuma trazer. “We’re Much Preferred Costumers” abre com uma batida eletrônica que dita o ritmo da melodia criada pela voz e pela guitarra de Daniel. Uma faixa que abre espaço para “Somewhere Down The Barrel”, empolgante canção que foi o primeiro single da banda.

“Horror With Eyeballs” possui um dos melhores arranjos do disco, cheio de elementos sonoros que deixam o som ainda mais inusitado. A instrumental “Lifting the Veil From  the Braille” é carregada por um assovio, ao lado da melodia da faixa. “Thinking In Reverse” é mais agitada, lembra algo que o Devo poderia ter lançado nos anos 80. “Forever and a Day” faz a linha baladinha. “Young Man, Old Man” é bem suave e parece ser carregada por um arranjo mais acústico, alem de contar com um coro e um refrão bem cativante. Uma das melhores do disco é “Aaängry Megaphone Man”, com arranjos bem trabalhados e uma melodia empolgante, a faixa cresce nos nossos ouvidos e vai progredindo bem para o final. Apenas o encerramento, com “Sleep Well Tonight”, parece destoar um pouco da proposta do disco. A faixa é lenta e parece mais uma cantiga de ninar pela entonação e melodia que Johns usa para cantar. Mas a julgar pelo nome, talvez fosse justamente essa a intenção.

Ao todo, o The Dissociatives não fez uma obra revolucionaria, que inovou ou criou uma nova idéia de pop rock alternativo. Fizeram apenas um disco divertido e bem despretensioso. Johns e Mac possuem uma boa sintonia e se entendem para fazer música. O disco de 2004 é uma bela mostra dessa parceria. Pena que ficou nisso. Eles até chegaram a ensaiar que poderiam lançar um segundo disco, mas isso nunca se concretizou. Até é possível, com o hiato do Silverchair, já que Daniel Johns anda meio paradão, nem seu disco solo chegou a se concretizar ainda. Quem sabe a parceria volta.

Nota: 8/10
Status: Curioso

Faixas:
"We're Much Preferred Customers" – 5:46
"Somewhere Down the Barrel" – 4:39
"Horror with Eyeballs" – 4:45
"Lifting the Veil from the Braille" – 4:18
"Forever and a Day" – 4:49
"Thinking in Reverse" – 3:41
"Paris Circa 2007slash08" – 3:52
"Young Man, Old Man (You Ain't Better Than the Rest)" – 4:31
"Aaängry Megaphone Man" – 4:52
"Sleep Well Tonight" – 2:29