quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Videoclipes: a arte de ilustrar uma música

por Rafael Menegueti

Desde que os primeiros vídeos musicais começaram a ser produzidos ficou bastante claro que eles são uma ótima forma de divulgar o trabalho dos artistas. Ainda mais após o surgimento da MTV, na década de 80, quando as produções começaram a ser mais elaboradas, virando verdadeiros curta-metragens com o intuito de transformar a música em um hit. Não faltam exemplos para mostrar como a música pode ficar ainda mais interessante com um bom videoclipe para alavanca-las. É possível dizer que os clipes são uma extensão da arte produzida nas músicas. Por isso, fiz aqui uma seleção de excelentes clipes de rock, de diversas épocas e estilos, que, na minha opinião, são marcantes e bem produzidos. Confira:

Guns 'N Roses - November Rain

 A música longa e a historia deste verdadeiro curta-metragem são um ótimo exemplo de como um clipe pode trazer algo a mais para a música. Lembro que costumava ver esse clipe na TV e imaginava que não devia ter sido fácil conceber uma ideia para um clipe assim. 









Linkin Park - In The End

Esse foi um dos primeiros clipes de rock pelo qual eu me apaixonei. Os efeitos usados na produção são muito bem feitos, e foi interessante assistir ao making of desse vídeo. O Linkin Park é um excelente exemplo de banda que investe em vídeos bem elaborados para divulgar e interagir com suas músicas








Aerosmith - Pink

O fundo branco é uma das ideias mais clichês para um vídeo. 9 em cada 10 bandas devem ter um desses. Pelo menos esse clipe do Aerosmith tem um pouco mais alem do fundo branco...











Bullet for My Valentine - Hearts Burst Into Fire

É o que dizer de clipes com imagens de shows e bastidores? Outra ideia já batida, mas é boa e barata também. Então, como tem infinitos exemplos disso, escolhi um de meus preferidos pra mostrar.











Foo Fighters - Everlong

Tem também as bandas que fazem clipes pra divertir, investindo sua criatividade no humor. O Foo Fighters é uma das bandas que mais faz isso com suas músicas de trabalho.











Silverchair - Luv Your Life

E tem também as animações. Afinal, é obvio que em matéria de apelo visual, as animações são sempre uma boa escolha. E as possibilidades são infinitamente maiores do que uma produção comum, pois em uma animação, tudo pode acontecer










Red Hot Chili Peppers - The Zephyr Song

Há também os que optam pela criatividade artística. Esse do Red Hot Chili Peppers, por exemplo, foi filmado com um caleidoscópio.












Dimmu Borgir - Dimmu Borgir

Outro elemento importante em um vídeo é a maquiagem. Ela pode dar um aspecto bem diferente ao visual do clipe. Veja esse exemplo da banda de black metal norueguesa Dimmu Borgir.











Outras ideias originais e criativas:

As I Lay Dying - Anodyne Sea
















Strokes - Reptilia
















Rob Zombie - Dragula
















Coldplay - The Scientist