quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Vespas Mandarinas – A Man Without Qualities (2015):



Por Davi Pascale

Compacto do Vespas Mandarinas resgata faixas obscuras e traz sonoridade bem diferente do seu debut Animal Nacional. Trabalho bem bacaninha...

Desde que a Polysom resolveu resgatar o bom e velho vinil que o pessoal resolveu fazer uma verdadeira viagem no tempo. Atualmente, temos artistas brasileiros prensando seus discos em fitas K7. Outro resgate bem interessante foi o do compacto. Nos anos 80, a galera prensava compacto com as faixas de trabalho. Depois, pararam. O mais bacana desse resgate é que grande parte dos compactinhos de hoje são formados com canções inéditas. É exatamente esse o caso do Vespas Mandarinas.

Entre os fãs, é comum se referirem à ele como O Ovo Enjaulado. Muito provavelmente por conta da arte que estampa a campa do disco, mas não há nenhuma faixa com esse nome por aqui. O formato optado foi o do compacto simples. Ou seja, uma musica em cada lado. Alguns artistas, antigamente, prensavam compacto duplo. Tratava-se de uma mídia apenas, porém, com duas faixas em cada lado.

“Estrada Escura” é uma canção que ficou de fora do seu debut. A faixa é boa, mas é bem diferente da sonoridade tradicional do conjunto. Trata-se de uma balada psicodélica. Lembra um pouco o Oasis fase Standing On The Shoulder Of Giants. Ou ainda, alguma faixa perdida da banda gaúcha Cachorro Grande.

O grande creme, contudo, é a versão em inglês de “Um Homem Sem Qualidades” cantada pelo Mark Arm (Mudhoney). O Vespas chegou a abrir um show do Mudhoney e convidou o músico para gravar a versão em inglês da canção e ele topou. 

A versão em inglês, contudo, não foi escrita pelo Mark e, sim, pelo letrista do grupo Adalberto Rabelo Filho. Outra curiosidade é que o baixo de “A Man Without Qualities” foi gravado pelo não menos genial Lee Marcucci (Tutti-Frutti, Radio Taxi). A música ganhou uma sonoridade mais crua, bem alternativo, nos remetendo direto à cena grunge. Ficou bem interessante!

A Man Without Quailities ou O Ovo Enjaulado, como queiram, é um trabalho simples, mas bem resolvido. O Vespas Mandarinas fez um álbum de estreia bem interessante. Dessa galera que faz um rock com um pé no mainstream foi o que se saiu melhor, nos últimos tempos. Boas faixas, boas letras. Provavelmente, irei escrever sobre o Animal Nacional e o DVD ao vivo deles daqui um tempo. De todo modo, como disse, as faixas aqui fogem do som do debut. Portanto, mesmo se você não curtiu o disco de estreia, vale uma checada.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Bom

Faixas:
      01)   A Man Without Qualities 
      02)   Estrada Escura