segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Os Trapalhões No Rabo do Cometa (1985):



Por Davi Pascale


Hoje resolvi fazer um post um pouco diferente por conta do Dia das Crianças. Quem viveu a década de 80 se recorda que vários artistas de rock da época participaram de projetos infantis. Compondo, gravando, cantando junto, não importa, são vários exemplos. Trago hoje, uma trilha sonora que acabou se tornando item de colecionador, mesmo sendo voltada para o universo infantil. Um disco que misturava bem esses dois universos.

Quem viveu os anos 80, se recorda de várias coisas. A explosão da cena BRock, a declaração de Cazuza se assumindo HIV positivo, as danceterias, filmes emblemáticos (ET, De Volta Pro Futuro, Mulher Nota 1.000...), os jogos de videogame (principalmente, Atari) e, é claro, os programas/grupos infantis. Xuxa, Sergio Mallandro, Bozo, Balão Mágico, Trem da Alegria. Se você viveu essa época e não se recorda do que estou falando, caiu de outro planeta.

Uma turma que fazia um enorme sucesso entre a garotada da época (crianças e adolescentes, principalmente) era Os Trapalhões. Os caras faziam sucesso em tudo quanto era formato: nos discos, na TV, nos cinemas... Em 1985, o quarteto se juntou ao Mauricio de Souza (exato, o da Turma da Mônica) e criou o primeiro desenho animado do grupo. Os assuntos da época: explosão do RPM, o deboche do Ultraje a Rigor, primeira edição do Rock In Rio e um tal de cometa Halley. O assunto de que o cometa passaria bem próximo da Terra no ano seguinte era comentado à todo momento. E essa foi a inspiração para o desenho.

Os Trapalhões no Rabo do Cometa misturava filme com animação, mas a maior parte do tempo era em formato de desenho animado mesmo. Faz tempo que não assisto meu DVD, mas na historinha, o grupo era perseguido por um bruxo malvado e passavam por diversos períodos da história: Idade Média, Velho Oeste, Primeira Guerra Mundial... Quem acompanhou os filmes de Renato Aragão sabe que ele sempre procurou trazer alguns nomes que estavam em evidencia para participarem do filme: praticamente todo artista cult participou de seus longas. Atuando e/ou cantando. Aqui, a película é lembrada, principalmente, pelo sucesso de público (1.250.000 espectadores) e pela trilha sonora.

Vários grupos de rock da época gravaram para a trilha. Exatamente, não é uma compilação de hits da época. As gravações são inéditas mesmo. Alguns nomes, obviamente, só empolgarão quem viveu a época. Grupo Rumo e Banda Metalurgia são nomes manjadíssimos para quem pertenceu aquela geração, mas não tão populares entre as gerações posteriores. Já nomes como Ultraje a Rigor e Ira! são conhecimento obrigatório para quem se diz fã de rock brasileiro. O grupo de Roger Moreira participa aqui com “Eu Não Rango”, uma sátira à um de seus grandes hits: “Eu Me Amo”. O grupo de Nasi e Edgard Scandurra apresentam “1.914”. Uma faixa que foi gravada para o LP Mudança de Comportamento e acabou ficando fora do disco. Outra participação super comemorada é a de Premeditando o Breque, mais conhecida como Premê. Quem não conhece o grupo, certamente conhece o vocalista/violonista Wandi Doratiotto. Famoso por participar do programa Rá-Tim-Bum e também por apresentar o programa musical Bem Brasil (ambos da TV cultura). Grupo Xarada é obscuro, pouquíssimas pessoas conhecem, mas tinha um musico que hoje é super famoso na formação, o cantor/compositor Lenine. Muita gente não sabe, muitos textos não citam, mas antes de se lançar artista solo, o rapaz passou por dois grupos: Flor de Cactus e Xarada.

Tirando a canção que encerra o disco, onde Mussum relembra seus tempos de sambista (para quem não sabe, ele pertenceu aos Originais do Samba), as demais canções são em formato de pop/rock. Claro que por ser trilha de um desenho dos Trapalhões, a maioria das letras são inocentes, mas não deixa de ser uma audição interessante para reviver a época ou para introduzir alguma criança de sua família ao nosso tão amado rock. Inédito em CD, o LP é aquisição obrigatória para quem admira a cena da época. Fica a dica!

Faixas:
01)  Ultraje a Rigor – Eu Não Rango
02)  Jean e Paulo Garfunkel e a Banda Metalurgia – Do Mississipi ao Piauí
03)  Suíte a Banda – Sou Ralé
04)  Synopse – O Jegue de Tróia
05)  Premeditando o Breque – O Bruxo e o Passarinho
06)  Ira! – 1914
07)  Grupo Rumo – O Rei de Roma
08)  Xarada – O Feitiço e o Feiticeiro
09)  Mussum – Paz e Humor