domingo, 9 de fevereiro de 2014

50 anos de Beatlemania



Por Davi Pascale

Em 9 de Fevereiro de 1964, os Beatles fizeram sua primeira apresentação no Ed Sullivan. Era a primeira vez que os rapazes de Liverpool pisavam nos Estados Unidos. A canção “I Want to Hold Your Hand” havia atingido o primeiro lugar nas paradas na terra do Tio Sam.  Portanto, os músicos já esperavam serem bem recebidos, mas certamente não esperavam toda a euforia que iriam encontrar.

A apresentação do grupo no programa televisivo ainda é um dos maiores índices da historia. A única transmissão que superou a apresentação de John, Paul, George e Ringo foi a transmissão da chegada do homem na Lua. Estima-se que 73 milhões de pessoas tenham acompanhado a performance do grupo britânico. Houve, inclusive, um dado curioso onde a policia de Nova York afirmou que enquanto os Beatles tocavam não houve nenhum registro de ocorrência na cidade. Honestamente, acho essa historia um tanto bizarra. Fica por sua conta, acreditar ou não acreditar...

De todo modo, o ano de 64 é considerado o ano da beatlemania. Existe uma comedia dirigida pelo cineasta Steven Spilberg que retrata essa visita. Lógico que essa película (vendida no Brasil como Febre da Juventude) não deve ser levada ao pé da letra. É uma obra ficcional, mas certamente nos dá uma dimensão da euforia e do fanatismo que os rapazes vivenciavam. Garotas gritando histericamente nos shows, nos hotéis, todo o marketing em cima do nome do conjunto que não parava de crescer, os jovens imitando o corte de cabelo e as roupas...  Está tudo ali. É uma maneira divertida dos mais jovens entenderem um pouquinho do quão forte foi o impacto deles na cultura pop. Outra alternativa é correr atrás do DVD The First U.S Visit ou até mesmo assistir ao longa A Hard Day´s Night (conhecido no Brasil como Os Reis do Iê Iê Iê) que também mostra um pouquinho de toda essa febre.

Apresentação no Ed Sullivan tornou-se um marco da televisão

O impacto dos fab four foi grande e atravessou barreiras. Várias bandas que surgiram depois se diziam influenciadas pelo quarteto. De Pink Floyd à Kiss. De Oasis à Gotthard. Até mesmo no Brasil. Embora nunca tenham se apresentado por aqui, a influencia deles na musica brasileira foi e ainda é grande. Seja no trabalho de Erasmo Carlos, Renato e Seus Blue Caps ou Ronnie Von na época da Jovem Guarda. Seja na psicodelia que permeava o Tropicalismo. Seja no pop do Kid Abelha ou no rock do Cachorro Grande. Em qualquer um deles, ouvindo com atenção, encontraremos referencias ao grupo britânico.


Hoje, completa-se 50 anos desse marco e o momento não passará batido. No dia 27 de Janeiro foi gravado no Los Angeles Convention Center um concerto que recebeu o nome de The Night That Changed America: A Grammy Salute to Beatles. O produtor Ken Ehrlich explicou que a idéia não é recriar, apenas celebrar.  Entre os artistas que participaram do evento estão nomes como Stevie Wonder, Alicia Keys, Jeff Lyne, Dave Ghrol, Katy Perry, além de Ringo Starr e Paul McCartney. A atração irá ao ar hoje nos Estados Unidos, onde o programa será exibido pelo canal CBS. Além dessa homenagem, David Letterman também resolveu homenagear a data levando vários artistas para se apresentarem no seu programa cantando musicas dos Beatles. Divulgada como Beatles Week, a homenagem de Letterman recebeu artistas do porte de Lenny Kravitz e Sting. Agora só nos resta torcer para que alguma emissora transmita o show por aqui.