segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Keith Richards – Under The Influence (2015):



Por Davi Pascale

Finalmente fiz minha assinatura do tão falado Netflix. E eis que fuçando entre os títulos disponíveis, me deparo com alguns documentários de artistas de rock. O primeiro que parei para assistir foi o do guitarrista do Rolling Stones, Keith Richards. Criado durante as gravações de Crosseyed Heart, documentário traz formato diferenciado.

Esse não é um filme sobre sua entrada na banda, suas relações com as drogas, sua aventura no Piratas do Caribe. Não comenta de seus discos mais famosos, nem nada do tipo. Do que se trata afinal? Como o próprio nome sugere, o ponto chave são suas influências. Todas elas perceptíveis em seu mais recente álbum.

Sim, há alguns comentários sobre os Rolling Stones, e não tinha como ser diferente, mas essa não é a temática do filme. Comenta sobre o nascimento de canções como “Street Fightin´ Man” e “Sympathy For The Devil”, mas tudo como uma forma de demonstrar como funciona seu processo de composição. O modo como ele criou a distorção de “Street Fightin´ Man” é bem interessante, mas não vou contar para não estragar a surpresa.

A mesma situação ocorre na hora de falar sobre sua infância. Comenta sobre os primeiros artistas que ouviu, o que seus pais ouviam e o que tocava nas rádios, mas tudo para demonstrar o quão importante foi aquele universo na hora de criar seu estilo.

Algumas situações são bem óbvias. Não é preciso ser um stonemaníaco, nem ter Keith como seu maior ídolo, para saber sua admiração pelo blues. Basta ouvir os primeiros LP´s dos Stones e ler os créditos de composição para notar que várias daquelas musicas pertenciam à nomes como Willie Dixon, Jimmy Reed, Muddy Watters, entre outros. Outra presença constante é a de Chuck Berry.

“Todos foram influenciados pelo Chuck Berry. Até quem não sabe”, brinca Richards em determinado momento. A influência do musico St Louis é inegável. Afinal, foi a admiração pelo próprio que juntou a dupla Jagger/Richards. Keith comenta sobre sua participação no documentário Hail Hail Rock n Roll e sobre sua briga com seu maior ídolo na ocasião. Simplesmente hilário!

Outras influências presentes em seu universo são o jazz e country. Keith explica como entrou nesse universo, o impacto que teve em sua vida e sua obra, e quem são os artistas que chamaram sua atenção de imediato.

No longa, mesclam imagens de ensaio de seu mais novo álbum com imagens de arquivo. As imagens de arquivo já são manjadas entre os colecionadores da banda, mas dentro do filme dão um toque especial. Under the Influence é um filme bem bacana para quem já é fã do rapaz. Entre seus 80 minutos, o músico faz declarações interessantes e mostra que, apesar de seu jeito desleixado, tem total controle do que faz e sabe exatamente onde quer chegar. E ainda garante: “tocarei enquanto for capaz de tocar”. A música agradece.