terça-feira, 5 de maio de 2015

John Corabi – Unplugged (2012):



Por Davi Pascale

Em Unplugged, John Corabi revive sua trajetória. Com arranjos bem elaborados e ótimo trabalho vocal, o cantor norte-americano relembra sua curta discografia e apresenta novas canções.

John Corabi é aquele caso clássico do cara que é extremamente talentoso, mas nunca teve a atenção necessária da mídia para que se tornasse um grande nome. Chegou perto, é verdade. Seu grupo Scream chegou a colocar alguns clipes na programação da MTV, além de ter tido uma rápida passagem no Motley Crue, com quem gravou apenas um trabalho em 1994. Embora fosse um ótimo disco, a até então recente briga dos músicos com a emissora (que, naquela época, era o principal meio de divulgação de uma música) e a mudança de direcionamento fez com que o álbum não ganhasse a atenção necessária. Não demorou muito para que chutassem o rapaz da banda e trouxessem de volta seu antigo vocalista, Vince Neil.

John chegou a participar ainda de dois projetos ao lado do Bruce Kulick: o projeto de covers ESP e o autoral Union. Formado pouco após a saída de Kulick do Kiss, as revistas comentaram bastante sobre o Union na época. Mas, foi isso. Os rapazes não conseguiram emplacar musicas nas rádios e emissoras de TV, o que é uma pena. O grupo era bem legal. Fizeram dois álbuns fantásticos que pouca gente conhece.

Unplugged, lançado pelo selo independente Rat Pak Records, mais uma vez passou batido. Aqui, faz meio que um resumo de sua carreira. Apresenta músicas de todos seus discos, além de apresentar 5 canções inéditas. Para concluir esse trabalho, Corabi contou com o apoio de Matt Farley, Cheney Brannon (Collective Soul), Topher Nolen e D.A. Karkos. Bruce Kulick faz participação especial em “Hooligan´s Holiday” e “Man In The Moon”.

Unplugged mistura velhas e novas canções

 Com seu timbre rasgado, quase bluesy, e ótimo domínio vocal, o rapaz brilha no CD. Algumas canções como “Love (I Don´t Need It Anymore)” e “Father, Mother, Son”, tiveram seu arranjo original mantido. Trocando apenas as guitarras pelos violões. Outras como “Hooligan´s Holiday”, ganharam uma nova levada.

As faixas inéditas são ótimas. “Are You Waiting” é um presente para seus fãs. Trata-se de uma canção perdida. Existe uma demo dessa faixa com um grupo chamado Angora. Sim, era Corabi nos vocais, pré Scream. Essa demo, que até hoje não viu a luz do dia, foi produzida por ninguém mais, ninguém menos do que Steve Vai. Outra que seus fãs de carteirinha já conheciam é “Open Your Eyes” de um projeto que lançou em 2002 com o nome de Zen Lunatic. Essas músicas nunca foram lançadas em formato físico, somente digital. “If I Had a Dime”, “Crash” e “If I Never Get To Say Goodbye”, foram escritas especialmente para o CD acústico. Trata-se de 3 baladas cativantes que ficam na sua memória após poucas audições. John Corabi sempre teve preocupação na criação de melodias (influência vinda provavelmente dos Beatles, grupo que adora) e aqui não é diferente.

Muitos podem achar que é fácil fazer um CD acústico, mas definitivamente não é. Existe todo um cuidado especial. Desde escolha de repertório (não é toda música que funciona nesse formato), criação dos arranjos e, principalmente, vocalização. Nesse formato, a voz costuma ganhar maior destaque. Pode reparar que tem muito artista que lança disco acústico e passa vergonha. John Corabi conseguiu fazer um trabalho que é, ao mesmo tempo, elaborado e despretensioso. Faixas como “I Never Loved Her Anyway” soa como se fossem amigos brincando dentro do estúdio. Trabalho fantástico que prova todo seu talento.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Fantástico

Faixas: 
      01)  Love (I Don’t Need It Anymore) (Union)
      02)  If I Never Get To Say Goodbye (Inédita)
      03)  Are You Waiting? (Inédita)
      04)  Crash (Inédita)
      05)  Everything´s Alright (Union)
      06)  Father, Mother, Son (Scream)  
      07)  Hooligan´s Holiday (Motley Crue)
      08)  If I Had A Dime (Inédita)
      09)  Loveshine (Motley Crue)
      10)  Man In The Moon (Scream)
      11)  Open Your Eyes (Inédita)
      12)  I Never Loved Her Anyway (Scream)