quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Amaranthe - Massive Addictive (2014)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!



Por Rafael Menegueti
O Amaranthe surgiu como uma promessa de criatividade e novo ar no meio do cenário do metal europeu. A proposta diferente da banda, de unir o peso do metal à sonoridade do pop e eletrônico, dividiu muito as opiniões. Houve quem aceitasse numa boa (meu caso) e houve os que odiaram. O fato é que o grupo lançou um disco de estreia que chamou a atenção pelas músicas fortes, o talento de seus integrantes e pela criatividade na hora de fazer videoclipes.

Depois, com “The Nexus” a banda conseguiu levar a usa ideia adiante, mesmo que algumas faixas pudessem soar muito parecidas umas com as outras. E acho que esse acabou sendo o principal problema de “Massive Addictive”, que acaba de ser lançado pelo sexteto sueco. O disco continua na mesma pegada que a banda mostrou em seus trabalhos anteriores, mas parece estar ficando monótono por conta disso.

Tudo que ouvimos em “Massive Addictive” não vai soar novo aos ouvidos dos fãs, a não ser pela voz gutural do novo vocalista Henrik Englund, que acaba de se juntar a banda substituindo Andreas Solveström. Intenso uso de sintetizadores e ênfases nas guitarras continuam fazendo o estilo da banda. A banda segue fazendo um bom trabalho instrumental, mas tudo está ficando repetitivo demais, muito igual ao que eles já haviam mostrado antes.

Os membros do Amaranthe
Por um lado, a qualidade não piorou. As primeiras faixas mostram isso, e algumas até são bem empolgantes, de “Dynamite” até a faixa título, quarta do disco, as músicas são bem interessantes, mesmo sem serem muito diferentes. O single “Drop Dead Cynical” até se destaca, como pode-se imaginar, mas depois a mesmice faz com que o álbum entre em um estado monótono. Algo mais empolgante só aparece novamente na faixa “Unreal”, nas seguintes, a balada “Over and Done” e “Danger Zone”. De “Skyline” pra frente o disco segue na mesma, algum peso, solos e refrões pegajosos como de costume. Não chega a ser ruim ou chato, mas também não é espetacular.

No geral, o disco não chega a me decepcionar, pois já imaginava que isso pudesse ocorrer. A proposta deles é muito ousada para garantir que eles sempre consigam lançar discos únicos. O que salva a banda é o fato de eles serem extremamente competentes no que fazem. Elize Ryd tem uma voz incrível. O guitarrista Olof Mörck é habilidoso e tem domínio sobre as composições. Mas nem isso garante que se consiga fazer um disco perfeito. “Massive Addictive” não chega a ser ruim, mas está longe do que a banda poderia ter mostrado aos fãs.

Nota: 6/10
Status: Razoável
Faixas:

1. "Dynamite"
2. "Drop Dead Cynical"
3. "Trinity"
4. "Massive Addictive"
5. "Digital World"
6. "True"
7. "Unreal"
8. "Over and Done"
9. "Danger Zone"
10. "Skyline"
11. "An Ordinary Abnormality"
12. "Exhale"

Nenhum comentário:

Postar um comentário