sábado, 12 de abril de 2014

Anette Olzon – Shine (2014)

Por Rafael Menegueti

Anette Olzon - Shine
O Nightwish é pagina virada na vida da sueca Anette Olzon. Após sua polêmica e confusa saída da banda, em 2012, ela finalmente lança seu primeiro álbum solo, deixando pra trás sua imagem ligada à banda finlandesa. “Shine” é totalmente diferente do que os fãs do Nightwish ouviram de Anette durante sua passagem nos vocais do grupo.

O disco mostra uma cantora bem apegada ao lado melódico, caminhando entre um som mais rock alternativo e passagens mais pop. Bem distante do metal sinfônico ao qual todo mundo se acostumou em ouvi-la. Logo na primeira faixa, “Like A Shadow Inside My Head”, é possível ver essa nova abordagem da cantora. Ela parece bem mais a vontade com esse estilo.

Anette tem uma excelente voz, e o disco está bem a sua cara. Leve, suave e bem produzido, com faixas cativantes e boas letras. “Lies”, primeiro single tirado desse trabalho, é um ótimo exemplo do novo estilo que Anette trás às suas músicas. A sonoridade meio alternativa, meio gótica me lembra bastante outra grande banda desse gênero, o The Gathering. Alias, imagino que esse estilo seja muito subestimado, pois são inúmeros os exemplos de ótimos artistas com essa proposta que não recebem a atenção que mereceriam.

Voltando a falar de “Shine”, o disco tem faixas que chamam a atenção pelos arranjos sinfônicos também, casos de “Hear Me” e “Invincible”, por exemplo. Em faixas como “Falling” e “Shine” a cantora investe em momentos um pouco mais rock n’roll, um pouco mais animados do que a melodia que atravessa quase todo o disco. E Anette mostra que a força de sua voz está mesmo em coisas mais simples do que o metal.

Anette está bem a vontade com seu novo estilo em "Shine"
O folk é uma das influencias mais claras desse disco, algo facilmente observado em canções como “Moving Away” e “Floating”, que tem ritmos bem interessantes. O disco como um todo é bem coeso e radiofônico, o que creio ser um enorme acerto da cantora, que leva jeito para isso. “One Million Faces” trás ao disco o momento “balada ao piano” que ele pedia. Talvez essa seja a única faixa que lembra um pouco o que ela fazia no Nightwish, mas mesmo assim, ainda bem distante. O disco fecha com a bela “Watching Me From Afar”, uma das faixas mais fortes do disco, elevada justamente pela voz de Anette.

Os fãs do Nightwish que gostavam dela deverão se sentir satisfeitos com o resultado. E os que não gostavam deveriam ouvir também, quem sabem assim parem de bobagens e reconheçam o talento da sueca. O disco pode não ser uma grande obra prima, mas é agradável, simples e, sem dúvida, coloca a cantora em um estilo o qual parece ser bem mais a praia dela. Vale a pena conferir.

Nota: 8,5/10
Status: relaxante
Faixas:

1. Like A Show Inside My Head
2. Shine
3. Floating
4. Lies
5. Invincible
6. Hear Me
7. Falling
8. Moving Away
9. One Million Faces

10. Watching Me From Afar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário